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A tecnologia que vai levar a indústria da hospitalidade para além da pandemia

O impacto do COVID-19 é de grande escala; não apenas mudou a vida cotidiana, mas também alterou significativamente a maneira como as empresas operam em todo o mundo. O setor de hospitalidade, em particular, precisou se adaptar rapidamente ao “novo normal”, já que estabelecimentos como cafés, restaurantes e hotéis foram os primeiros a ver fechamentos desencadeados pela pandemia.

Segundo a ONU, em todo o mundo o bloqueio da indústria da hospitalidade custou trilhões de dólares na economia global. Em muitos países, as pequenas e médias empresas do setor de hospitalidade tiveram que contar com o apoio financeiro do governo para se manterem funcionando. Em alguns casos, as empresas adaptaram rapidamente os produtos e serviços que oferecem – por exemplo, serviços de take away ou entrega em domicílio de artigos essenciais. No entanto, com as restrições agora diminuindo, essas empresas enfrentam outro desafio à medida que procuram se adaptar a uma forma pós-pandêmica de operar.

À medida que os estabelecimentos reabrem, eles têm que repensar os processos básicos de acordo com as recomendações do governo e as expectativas dos clientes, implementando medidas como o distanciamento social e também sistemas de rastreamento e monitoramento, em um esforço para colocar a segurança em primeiro lugar. É neste espaço que a tecnologia inovadora terá um papel significativo no apoio ao setor da hospitalidade na sua adaptação a um novo ambiente. Por exemplo, já vimos a ampla implementação de dispositivos, como câmeras de triagem de temperatura, bem como o desenvolvimento de vários aplicativos e ferramentas digitais.

No caso de ‘track and trace’, a premissa é simples. Ao coletar e armazenar temporariamente os dados dos clientes, os estabelecimentos são capazes de notificá-los se eles foram expostos ao vírus no caso de um ou mais clientes testarem positivo para COVID-19. Este processo permite que quem tenha frequentado uma determinada vizinhança numa determinada data e hora seja contactado e, portanto, tome os cuidados necessários.

É por isso que soluções como ferramentas modernas de gerenciamento de rede estão bem posicionadas para dar suporte a programas de rastreamento e monitoramento, especialmente porque muitos deles já são amplamente utilizados no setor de hospitalidade. Soluções como a Nuclias permitem que os proprietários de negócios não apenas automatizem e monitorem sua rede, dando-lhes visibilidade completa, mas também lhes permite tirar o máximo proveito de recursos como o portal online personalizável e integração de terceiros que podem fornecer análises de Wi-Fi, wayfinding e automação de marketing.

O portal online personalizável permite que as empresas criem uma opção integrada de rastreamento e monitoramento por meio do check-in Wi-Fi, coletando as informações necessárias do cliente com facilidade. Ele também pode ser configurado para armazenar dados do cliente por um determinado período de tempo, permitindo que as empresas se certifiquem de que estão atendendo às diretrizes governamentais e às regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Além disso, produtos de integração de terceiros, como Fydelia, Stampede e Purple, começaram a fazer uso de seus recursos de software para permitir o rastreamento e monitoramento. Por meio do check-in automático dos clientes via Wi-Fi para hóspedes, esse tipo de software permite que os estabelecimentos coletem informações pessoais, além de medir e analisar o perfil. Desta forma, as empresas podem garantir o cumprimento das normas de distanciamento social, bem como reunir facilmente as informações dos clientes e contactá-los em caso de necessidade. Onde o Wi-Fi não estiver disponível, os clientes podem fazer uso de um código QR, que também está integrado ao software de terceiros.

Existem vários produtos de gerenciamento de rede que podem oferecer suporte a recursos de rastreamento e monitoramento, e existem alguns pontos-chave a serem considerados ao decidir qual solução selecionar:

As empresas em todo o mundo estão se adaptando continuamente às realidades de um mundo pós-pandêmico e, embora para muitos o futuro possa parecer incerto, não faltam tecnologias inovadoras bem posicionadas para sustentar o funcionamento diário dos negócios. Essas tecnologias não apenas ajudam a manter a saúde e a segurança dos clientes e funcionários, mas também desempenham um papel importante na redução da disseminação do vírus.

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