D-Link

Site Global
Resultado aqui
           

Em era de coronavírus, quem manda é a economia digital

Confira os avanços da rede 5G no Brasil

Conhecida por um novo padrão global sem fio, a tecnologia 5G é a rede móvel de 5ª geração que permite um novo tipo de módulo projetado para conectar praticamente tudo, inclusive máquinas, objetos e dispositivos. A tecnologia sem fio 5G é designada a fornecer velocidades de pico mais alto possível, com latência baixa, mais confiabilidade, capacidade massiva de rede, e uma experiência mais uniforme para mais usuários. Basicamente, ela se sobressai das antecessoras por oferecer maior desempenho e eficiência aprimorada, o que possibilita novas experiências de usuário e conectividade com novos setores.

Um estudo recente da 5G Economy, constatou que o efeito econômico total do 5G provavelmente será evidenciado em todo o mundo até 2035, uma vez que o desenvolvimento da nova rede 5G também está se expandindo além dos players tradicionais de redes móveis para setores industriais. De acordo com a GSMA, o órgão que representa os interesses dos operadores de redes móveis em todo o mundo, os investimentos em redes 5G atingirão US$ 1 trilhão em todo o mundo até o ano de 2025.

Um grande exemplo do poder do 5G, são seus reflexos nos últimos meses.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a economia digital vem mantendo o  mundo em movimento. Um estudo realizado pelo G1 constatou recentemente que 60% dos brasileiros estão vivendo em isolamento parcial ou total. Em um cenário de pandemia, a verificação, o tratamento e as medidas de isolamento exigidas pela doença já estão sendo suportadas por tecnologias como o 5G e a inteligência artificial.

Diagnósticos e funcionamento hospitalar, home office, home schooling e e-commerces são os grandes beneficiados do 5G no Brasil nos últimos dias oficiais de pandemia. Independente muitas vezes da geolocalização, esse ainda é o sistema mais funcional e que assiste de forma ampla as demandas. A performance do 5G tem se destacado em todo mundo durante esse momento de crise, e estima-se que o número global de assinantes de 5G chegará a 190 milhões no final de 2020, segundo informações divulgadas na edição de junho do relatório Mobility Report da Ericsson. Além disso, o relatório evidenciou o papel das redes e da infraestrutura digital ao manter as sociedades em funcionamento e as famílias conectadas durante a pandemia do Covid-19. O relatório ainda aponta que devido a incerteza causada pela pandemia, algumas prestadoras de serviços móveis anunciaram lançamentos comerciais de serviços 5G.

O Portal UOL reuniu diversos executivos de grandes empresas nos setores automobilístico, de aviação, beleza, consumo, telefonia, varejo e automobilístico, eles abordaram a tecnologia de conexão de internet 5G para a retomada da economia após a crise.

Mediante esse cenário, empresas de tecnologia estão investindo em soluções aliadas ao 5G.
A D-Link, por exemplo, lançou recentemente produtos com conectividade integradas ao 5G, que incluem o novo CPE externo DWP-1020 5G, Roteador Wi-Fi DWR-978 5G e ponto de acesso móvel DWR-2101 5G Wi-Fi 6. Estes aparelhos tem como intuito oferecer maior capacidade de banda larga, latência extremamente baixa, largura de banda super alta e velocidades da próxima geração.

Voltar ao Blog