D-Link

Site Global
Resultado aqui
           

Você já ouviu falar da minha nova banda?

Wi-Fi 6E entra na banda de 6 GHz

Você acredita que sua conexão de rede sem fios é rápida o suficiente e não oferece interferências em suas aplicações? Sentimos muito em lhe dizer mas há um novo burburinho no mercado que pode fazer você querer atualizar a sua rede em breve: a FCC (Federal Communications Commission) aprovou o uso não licenciado da banda de 6 GHz para a nova tecnologia chamada de Wi-Fi 6E (‘E’ refere-se ao Wi-Fi 6 sendo estendido para a banda de 6 GHz).

O que é Wi-Fi 6E?

Anteriormente reservado para uso por operadora licenciada e agência governamental, a FCC (Federal Communications Commission) dos Estados Unidos anunciou em abril deste ano sua aprovação para o acesso não licenciado à banda de 6 GHz. A Comissão Europeia provavelmente fará o mesmo este ano para a Europa, e o regulador de comunicações do Reino Unido, Ofcom, está em estágios avançados de consulta para desregulamentar o uso de 6 GHz também no Reino Unido.

Estima-se que o Wi-Fi 6E traga 1200 MHz adicionais (5,925 – 7,125 GHz) de capacidade espectral para as bandas existentes de 2,4 GHz e 5 GHz, que atualmente tem um espectro utilizável combinado de aproximadamente 400 MHz. Isso é um aumento de 300% no espaço de ondas aéreas utilizável.

O Wi-Fi 6E será mais rápido do que o Wi-Fi 6?

As especificações do Wi-Fi 6 são idênticas as do Wi-Fi 6E em todos os aspectos, incluindo recursos altamente elogiados, como acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), Tempo de ativação desejado (TWT) e Multiusuários In Multiple Out (MU MIMO).

A única diferença será o acesso da banda de 6 GHz com Wi-Fi 6E, por isso alguns consideram o Wi-Fi 6E muito mais rápido que o Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6E terá um desempenho muito melhor do que o Wi-Fi 6 em redes IoT industriais / empresariais ultradensas porque haverá 1200 MHz adicionais de largura de banda sem fios disponível para transmitir dados e a interferência das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz não afetará os canais de 6 GHz.

Antes de tomar qualquer decisão sobre como atualizar sua rede Wi-Fi, há uma coisa que o Wi-Fi 6, ou Wi-Fi 6E, não será capaz de melhorar: a velocidade da sua internet. O grande gargalo da conexão e de sua experiência online está na velocidade do link de internet contratado, e melhorar somente o dispositivo de conexão Wi-Fi não terá grande efeito caso não troque de plano de banda larga.

Se você já atualizou sua rede para Wi-Fi 6, poderá precisar no futuro adquirir um novo ponto de acesso para Wi-Fi 6E porque a transmissão na banda de 6 GHz requer um novo chipset. Embora, ainda não haja pontos de acesso Wi-Fi 6E disponíveis hoje, podemos começar a vê-los no próximo ano.

Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E: uma nova revolução Wi-Fi

Para resumir tudo, se você mora em um complexo residencial repleto de vizinhos, onde a interferência de 2,4 ou 5 GHz é um problema (ou você tem planos de conectar toda sua casa através de automação residencial usando dispositivos IoT), um ponto de acesso Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E (quando disponível) é definitivamente o que você precisa para uma conectividade sem fios e sem interrupções. Lembre-se de que seus dispositivos finais também precisarão ser compatíveis com Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E (caso queira fazer uso da banda de 6GHz adicional à esta nova tecnologia).

Desde o seu início, o Wi-Fi tem evoluido a cada geração para melhorar as taxas de dados e aprimorar a experiência do usuário. Com OFDMA, MU-MIMO e TWT, o Wi-Fi 6 estabelece uma nova referência para o desempenho do Wi-Fi e muitas possibilidades para cenários de aplicação. O Wi-Fi 6E apresenta uma nova superestrada Wi-Fi que não será prejudicada pela interferência dos canais de 2,4 GHz e 5 GHz – e este é o eu grande diferencial.

Atualmente, a D-Link oferece uma variedade de pontos de acesso Wi-Fi 6 de alto desempenho para a sua casa, e ainda este ano teremos uma ampla gama de soluções EasyMesh com certificado Wi-Fi para oferecer soluções que objetivam uma cobertura Wi-Fi perfeita para toda sua casa. Para ambientes corporativos, os pontos de acesso Nuclias e Unified Wi-Fi 6 também estarão disponíveis em breve.

O Wi-Fi 6E será uma tecnologia nova e mais uma vez revolucionária ao segmento wireless, e a D-Link com toda segurança já está empenhada em oferecer esta tecnologia mundialmente em breve – incluindo no Brasil.

Voltar ao Blog