D-Link

Site Global
Resultado aqui
           

6 dicas para tornar videochamadas feitas em casa mais profissionais

Se você se viu refletido na tela com muitos queixos devido a um ângulo ruim da câmera, teve um problema de compartilhamento de tela como mostrar acidentalmente sua caixa de entrada de e-mail pessoal ou teve um membro da família vagando pelo fundo com um saco de batatas fritas, você sabe que realizar uma videochamada profissional enquanto trabalha em casa pode ser muito mais difícil do que parece.

Para ajudá-lo a domar cães latindo no fundo, iluminação fraca e falhas de áudio ou vídeo e garantir que as comunicações ocorram sem problemas, aqui estão algumas dicas simples que o ajudarão a manter uma aparência profissional na tela enquanto trabalha remotamente.

1. Ajuste o ângulo da câmera

A forma como você aparece na tela se resume basicamente a duas coisas: a qualidade da câmera e a iluminação certa.

Quase todos os laptops vêm com câmeras embutidas, mas a maioria produz resultados medíocres. Para começar, a maioria das câmeras embutidas não é de alta qualidade. Em segundo lugar, sem a capacidade de ajustar o ângulo da câmera, seu rosto muitas vezes é filmado em um ângulo que não te beneficia e pode até mesmo fazer com que pareça que você está olhando para fora da tela, desatento ou pior – que você tem três queixos.

Usar uma câmera externa de alta qualidade pode resolver esses problemas. Para garantir uma imagem de alta qualidade, selecione uma com resolução Full HD de 1080p, uma lente grande angular e áudio bidirecional de alta qualidade. Outros recursos avançados, como foco automático, também podem garantir melhor qualidade de vídeo e áudio.

Ao configurar sua câmera externa, você também deve mantê-la ligeiramente acima do nível de seus olhos. Assim, você irá olhar diretamente para as pessoas que estiverem falando, o que vai parecer mais natural e atento.

2. Deixe a iluminação trabalhar por você, não contra você 

A iluminação geralmente é a parte mais desafiadora da configuração de uma chamada de vídeo com aparência profissional. Embora a primeira regra seja ter a fonte de luz atrás da câmera, isso pode ser mais desafiador em um ambiente interno.

Para acertar na iluminação, siga estas dicas:

No final das contas, acertar a iluminação para o seu ambiente único é tanto uma arte quanto uma ciência, então passe algum tempo brincando com diferentes configurações e ângulos de iluminação até encontrar um que realmente mostre sua melhor luz.

3. Ser ouvido em alto e bom som

Ainda mais importante do que ter uma boa aparência, é soar bem. A comunicação não pode acontecer entre todos se ninguém puder ouvir, portanto, obter o áudio certo deve ser sua prioridade número um.

Faça um teste de som. A maioria das plataformas de chat de vídeo permite que você teste seu áudio antes de entrar. Fazer um teste rápido de som permitirá que você resolva quaisquer problemas de áudio antes de entrar, para que você não pareça um novato que não sabe como ajustar o som direito.

4. Dê uma aparência profissional ao seu escritório em casa

Além de apenas seu rosto na câmera, a configuração do plano de fundo também ficará visível para os outros participantes da chamada. Se puder, posicione sua câmera de forma que você tenha algo semelhante ao que pode ser visto em um ambiente de escritório, como uma parede atrás de você com uma foto emoldurada ou uma estante de livros.

Se sua casa está bagunçada, suas paredes estão descascando ou você teve que configurar seu escritório em um local não profissional como a lavanderia, você pode usar um plano de fundo virtual. Existem várias ofertas diferentes de plano de fundo virtual, dependendo da solução de videoconferência que você está usando. O importante é escolher um fundo que ainda pareça profissional e realista. Não use fundos como o topo do Monte Everest ou fundos de praia.

Finalmente, depois de abrir a página da conferência, mas antes de entrar na reunião, verifique sua imagem na tela para certificar-se de que o ângulo, a iluminação e o plano de fundo são adequados. Além disso, faça uma verificação rápida de som para ter certeza de que o áudio está conectado e funcionando. Dessa forma, você evitará o constrangimento de precisar fazer ajustes durante a ligação com outras pessoas.

5. Otimize sua rede para garantir uma experiência de vídeo de alta qualidade

Videochamadas, como Google Hangouts ou Zoom, usam uma quantidade razoável de largura de banda. Se você não tem a velocidade da Internet para suportar chamadas de vídeo ou está dividindo tráfego em sua rede doméstica durante suas chamadas de vídeo (como seu filho jogando ao mesmo tempo), você pode perceber que suas chamadas ficam instáveis.

A velocidade da sua largura de banda também pode ser um ponto crítico se você estiver hospedando um webinar ou participando de um. As plataformas de webinar transmitem dados em tempo real, então a quantidade de largura de banda disponível determina o quanto os participantes podem participar.

Se você confirmou que as velocidades da sua internet são adequadas e está usando um roteador de banda dupla de 2,4 GHz e 5 GHz, outro problema que pode ocorrer é quando outros dispositivos domésticos em seu WiFi estão consumindo muita largura de banda. Dispositivos fixos como Smart TVs, computadores desktop, câmeras de segurança na Internet e consoles de jogos não precisam estar na sua rede sem fio.

Em vez disso, conecte-os a um switch de rede não gerenciado, o que irá liberar mais largura de banda WiFi para suas chamadas de vídeo. Se você não tiver certeza de como fazer isso, entre em contato com o administrador de TI, pois ele deve ajudá-lo a orientá-lo.

6. Evite ruídos de fundo

Se você tem cachorros, filhos e um cônjuge em casa, pode ser difícil encontrar silêncio. Embora você não consiga eliminar todos os ruídos e distrações de fundo, existem algumas coisas que você pode fazer para minimizá-los.

Embora essas dicas não resolvam todos os problemas, elas garantem que você se apresente da melhor maneira e da forma mais profissional possível.

 

Voltar ao Blog