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Investimentos que impactam diretamente no sucesso do seu provedor de internet

Provedores de internet trabalham com uma tecnologia essencial para boa parte dos brasileiros: a conexão banda larga. Neste ramo de quem leva a internet a todos os cantos do Brasil, existe, de um lado, uma grande competitividade entre as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) e, de outro, um mercado repleto de oportunidades. O número de lares com banda larga cresce ano a ano, segundo dados da Anatel, trazendo cada vez mais clientes para as PPPs. Além disso, a chegada do 5G traz ainda mais oportunidades para os provedores.

 Com um cenário promissor se revelando, o provedor de internet tem hoje o momento ideal para investir em estratégias que serão úteis para colocar o negócio no caminho do sucesso. Confira a seguir as recomendações da D-Link para o seu provedor se destacar da concorrência:

1. Gerenciamento de redes eficiente

Automatizar processos é sinônimo de agilidade e minimização de gastos. No caso dos provedores de internet, essa economia se traduz na resolução rápida de problemas de rede, atualizações e manutenções do sistema feitas em massa. Com tais facilidades, a equipe que cuida do gerenciamento de redes pode ser mais enxuta, os processos mais ágeis e assim há um aumento na produtividade, diminuindo o custo da operação. Para trazer essa facilidade para o dia a dia do seu provedor de internet a D-Link criou a plataforma ECS, onde é possível gerenciar os equipamentos dos clientes à distância. Clique aqui para saber mais sobre esta solução.

2. Suporte técnico

Anualmente a Anatel divulga quais foram as principais reclamações recebidas a respeito do serviço de banda larga no Brasil. No último ano, os campeões de reclamação foram “Sem Conexão”, “Cobrança em desacordo com o contratado” e “Cobrança após cancelamento”. 

Dados da Anatel
Índices de Reclamações (IR)

Índices de Reclamações (IR)

A reclamação mais recorrente (Sem Conexão) é um ponto de atenção especial para os provedores, já que só eles são capazes de levar a solução rápida e eficiente aos clientes. Contar com um suporte técnico especializado minimiza estas ocorrências e também permite que intervenções sejam feitas rapidamente em caso de falha na rede. Por isso, vale a pena investir em profissionais que tenham conhecimento na área e sejam ágeis em momentos de pressão. 

Com um sinal de rede sempre estável e a mitigação de falhas, menos motivos o consumidor terá para reclamar e maior será a taxa de retenção dos clientes.

3. Disponibilidade de tecnologia e equipamentos de qualidade 

Com tecnologias em constante avanço, os clientes buscam novidades. Ter as  inovações disponíveis para os clientes é posicionar-se como um provedor que está a par dos lançamentos e que é capaz de entregar ao público o melhor.

No entanto, antes de levar uma solução para os clientes é essencial conhecer o que vai ser ofertado e seus benefícios. Assim, o provedor pode ponderar se as novidades fazem sentido para a realidade do negócio e se são interessantes também para os clientes. Para que os provedores tenham acesso e conheçam os equipamentos mais novos do mercado, a D-Link disponibiliza roteadores para testes gratuitos. Para entender mais sobre essa possibilidade e fazer a requisição dos modelos que deseja receber, basta acessar o artigo “D-Link Brasil disponibiliza equipamentos de testes para provedores de internet”. 

4. Gestão de clientes

Uma questão que pode trazer dor de cabeça para os donos de provedores de internet é a gestão de clientes, especialmente quando o negócio enfrenta altos níveis de inadimplência.

Há diversas maneiras de contornar esse entrave e para saber o que fazer e o que não fazer com clientes que não estão em dia com o serviço de internet, acesse o artigo “Provedor de internet: Aprenda o que fazer em casos de inadimplência“.

Administrar a base com destreza permite que o empreendedor visualize a real situação financeira do provedor e a ajuda de um software para controlar as informações dos clientes pode ser uma ferramenta útil para ter essa dimensão e, em posse dos dados, tentar reverter uma situação desconfortável, como o pedido de cancelamento de contrato. A plataforma ECS (TR-069) da D-Link permite esse tipo de gerenciamento, oferecendo alternativas para lidar com cada tipo de status de cliente, agilizando a tomada de decisão e os processos da sua empresa.

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